Futebol

FC Porto com um lucro recorde

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

O FC Porto viveu em 2024/25 um ano de viragem nas suas contas. A SAD portista apresentou lucros de 39,2 milhões de euros, um máximo histórico, depois dos 21 milhões de prejuízo do exercício anterior.

A ausência na Liga dos Campeões, que por si só significou menos 47,8 milhões de euros em receitas, poderia ter colocado em causa o equilíbrio financeiro. No entanto, a gestão conseguiu reduzir custos em 17% (menos 29,3 milhões) e beneficiou de mais-valias expressivas em transferências. Só as vendas de jogadores garantiram 171,5 milhões, com Evanilson, Galeno e Nico González no centro da operação, resultando num saldo positivo de 100,4 milhões.

Mesmo sem o efeito das transferências, o clube apresentou um resultado operacional positivo de 2,44 milhões, invertendo a tendência negativa do passado. As receitas globais ficaram nos 149,5 milhões, menos 14% em comparação com 2023/24, mas os 17 milhões recebidos pela participação no Mundial de Clubes ajudaram a atenuar o impacto.

O relatório destaca também a parceria estratégica com a Ithaka, que implicou a venda de 30% da Porto StadCo por 65 milhões, com a possibilidade de o valor ascender a 100 milhões.

Em comparação direta, o FC Porto não só conseguiu inverter a sua situação financeira como ultrapassou os rivais: o Benfica apresentou 34 milhões de lucro e o Sporting 20 milhões no mesmo período.

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

Deixe o seu comentário: