Futebol

A coerência de Sérgio Conceição dá frutos

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

Conceição tem o grupo na mão.

É coerente, fiel às suas ideias e nunca deixa cair nenhum jogador, se este trabalhar afincadamente. Goste-se ou não do estilo, ninguém o pode acusar de ceder a pressões externas!

Depois de 3 finais perdidas em que utilizou o guarda redes suplente (abaixo estão as finais e o jogador utilizado), Conceição poderia sentir-se tentado a utilizar o guarda-redes mais vezes titular. Mas não ! Premiou o trabalho, o esforço, a continuidade e foi…FINALMENTE feliz ! A mim particularmente dá-me muito mais gozo ganhar com Diogo Costa na baliza do que com Marche (adoro Marche, mas se Diogo fez todo o caminho até à final, também merecia estar no GRANDE JOGO). Um título é sempre um título, mas assim, com a convicção bem vincada do nosso treinador, com o trabalho e a humildade premiadas, sabe muito melhor.

Não eram só 3 finais perdidas rodando o guarda-redes, eram 5 !!!! (3 na era de Sérgio Conceição, mais uma em 2012/2013, na final da Taça da Liga frente ao Braga, e outra em 2015/2016, na final da Taça de Portugal, frente ao mesmo Braga). Conceição estava a ser altamente confrontado pelos adeptos por esta estatística e muitos associavam ao desaire nestas finais o facto da troca de guarda-redes, de dar menos segurança à equipa bla bla bla. Lembro-me perfeitamente destas 5 finais, e só em 2015/2016, o habitual suplente dessa época, Hélton, teve um jogo infeliz, com influência clara no resultado. Recordo que Hélton voltou à titularidade nesse jogo após vários meses lesionado. De resto, faltou apenas a pontinha de sorte nos outros jogos, felicidade essa que esteve connosco sábado ao minuto 91.

Como diz o Sérgio Conceição, um treinador tem de ser genuíno para ter o grupo na mão, e certamente, com esta atitude, ele mostrou à equipa – particularmente a Diogo Costa – que confia neles e que vai com eles para a guerra, seja onde for a batalha e qual a importância que ela tiver!

Merecias ser feliz Sérgio!

Obrigado pela tua coerência!

Finais perdidas nos últimos 9 anos (todas as finais disputadas foram jogadas com o habitual suplente, e em todas elas o FC Porto perdeu)

Taça da Liga 2012/13: Sp. Braga-FC Porto, 1-0 : Guarda-redes: Fabiano // Habitual titular: Hélton

Taça de Portugal 2015/16: Sp. Braga-FC Porto, 2-2 (4-2, gp) : Guarda-redes: Hélton // Habitual titular: Casillas

Taça da Liga 2018/19: FC Porto-Sporting, 1-1 (1-3, gp) : Guarda-redes: Vaná // Habitual titular : Casillas

Taça de Portugal 2018/19: Sporting-FC Porto, 2-2 (5-4, gp) : Guarda-redes: Vaná // Habitual titular : Casillas (tinha tido o problema no coração semanas antes, mas quase de certeza que seria na mesma Vaná)

Taça da Liga 2019/20: Sp. Braga-FC Porto, 1-0 : Guarda-redes: Diogo Costa // Habitual titular : Marchesín

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

Deixe o seu comentário: