Futebol

Manita com classe (e benção) de Alex Telles

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

A passos largos (mas sem euforia desmedida) para o principal objetivo…

O nosso Futebol Clube do Porto deu hoje um passo importante para o grande objetivo da época, a conquista do título nacional !

Começamos algo titubeantes, e sem grande fulgor ofensivo, mas com o passar dos minutos, o nosso jogo foi assentando.

Num dia de muito calor, os nossos jogadores entraram (demasiado) lentos no jogo, permitindo diversas (demasiadas) chegadas perigosas dos BSAD (sim, porque dizer que foi a equipa do Belenenses que hoje atuou no maior anfiteatro português era um insultos aos adeptos do Restelo) à nossa baliza.

Da primeira parte fica o golo de Tiquinho (seja bem aparecido Sr. Francisco 🙂 ) e jogada do que seria o 2º golo portista, se o árbitro não quisesse ser protagonista . Golo anulado de forma RIDÍCULA por pretensa mão de Matheus Uribe (já merecia um golito com as nossas cores) !

Na 2ª parte tudo foi diferente ! Entramos com mais velocidade, com mais intensidade e com maior compromisso defensivo. Deste modo, os golos apareceram com naturalidade e as aproximações do BSAD resumiram-se a uma (única má ação de Mbemba no jogo todo a permitir um cabeceamento perigoso ao poste). Realçar ainda a eficácia (já patente na Mata Real) que tantos jogos andou afastada dos nossos jogos (muito por culpa dos nossos avançados. aliás, o minuto 24 é sintomático da “classe” dos nosso avançados, em que os 2 se embrulham na grande área e anulam, um ao outro, uma oportunidade clara de golo. Ai que saudades de Jardel, Falcao, Lisandro…mas bem, são estes que temos e é que com estes que vamos para a guerra !)

Sobre a 2ª parte, para além da tal eficácia. denotar o excelente passe de Tecatito para o segundo golo, de Marega (andou alheado do jogo e teve aí a única, mas decisiva, acção preponderante) e as excelentes entradas de Luis Diaz, princopalmente (o colombiano faz mais a diferença quando lançado do banco, depois de as defesas já estarem algo desgastadas) e do menino Fábio Vieira (entrou algo precipitado, mas ao fim de 5 minutos, já espalhava perfume pelo nosso relvado).

Fundamental destacar a CLASSE de Alex Telles no momento do 4º golo, a mostras (mais uma vez) que já encarnou na totalidade o que significa “SER PORTO”. Excelente momento de Alex e, claro, excelente qualidade, caráter e maturidade de Fábio Vieira numa execução de livre direto exemplar !

Em suma, vitória segura e tranquila !

Só faltam 2 vitórias, mas nós portistas, queremos 4 vitórias !!

Força MEU PORTO <3

Pontuação individual (Notas de 0 a 10)

Homem do Jogo – Alex Telles (9)

Alex Telles foi mais uma vez o porto seguro do nosso FC PORTO. Muita segurança a nível defensivo e muita calma no momento do 3º golo, penalty bem marcado (todos os que entram são bem marcados) e golo da tranquilidade. Momento ainda de destaque para a forma como, humildemente, permitiu a Fábio Vieira ser feliz ! Aqui revela o fantástico espírito do nosso balneário e do grande ser humano que ele é ! Alex respira PORTO !! CLAP CLAP

Luis Diaz (8)

O colombiano entrou cheio de vontade de ser protagonista !

Depois de alguns jogos menos felizes, Luis Diaz entrou muito confiante e vai decisivo para o nosso triunfo folgado. Beneficiando de entrar num jogo mais propício às suas característas – defesa do BSAD mais cansada e mais subida – Luis Diaz cavou de forma inteligente o penalty e culminou a goleada com um golo de levantar o estádio (pena não haver adeptos). Pelo meio teve ainda 2 ou 3 pormenores bem interessantes, em que apareceu menos individualista, como no lance em que tentou servir Vitinha, para também ele se estrear a marcar na equipa sénior.

Marche (7)

Sujou o equipamento?

Espectador durante a maior parte do 2º tempo – à exceção da bola ao poste – Marche teve um jogo seguro, à exceção de um passe mal medido, com excesso de confiança, que podia ter trazido muito perigo para a nossa baliza. Na primeira parte, mesmo vendo a sua baliza ameaçada, não sofreu qualquer calafrio de maior, estando muito seguro sempre que chamado a intervir.

Manafá (6)

Hoje mais comedido ofensivamente do que o normal, deixou a ideia que podia (e devia) ter arriscado mais.

Defensivamente esteve seguro, mas ofensivamente exigia-se mais.

Mbemba (7)

Mbemba fez um jogo muito conseguido. Só não tem pontuação maior por ter abordado mal um lance, que nos podia ter saído caro para o nosso lado. De resto, seguro e intransponível).

Pepe (7)

Menos chamado a intervir que Mbemba, teve também um jogo seguro, jogando, ainda assim, demasiadas vezes para Marche. Dá claramente a ideia que, do lado esquerdo, sente-se menos confiante para construir jogo.

Sérgio Oliveira (7)

Hoje esteve menos interventivo que nos últimos jogos. Ainda assim, tentou sempre pedir bola, remar contra a maré e pressionar com muita intensidade e clarividència.

Uribe (7)

Voltou a estar bem no jogo, depois da grande exibição em casa com o Boavista. Tem cheirado mais vezes o golo, e hoje teria conseguido esse feito, não fosse o Sr. Árbitro ter querido ser protagonista e anular, em nosso entender, um golo limpo. Bem na ocupação de espaços e no passe. Precisa ainda de ganhar mais confiança e subir mais no terreno, como também o fazia no México.

Otávio (7)

Otávio não esteve num dia bom. Tem a nota algo empolada por ter sido o autor da assistência para o primeiro golo. De resto, muitos passes falhados e más opções.

Marega (7)

Marega foi Marega dos primeiros tempos de Conceição no clube azul e branco. Trapalhão durante 80 % do tempo, foi decisivo com o segundo golo e deu tranquilidade à equipa.

Soares (7)

Tiquinho afastou os fantasmas? Todos os portistas esperam que sim, mas à exceção do golo, voltou a ter um jogo com más intervenções no jogo ! Ainda assim, elevou a fasquia em relação aos últimos jogos.

Tecatito (7)

 semelhança do jogo de Paços, Corona voltou a passar ao lado do jogo. Pediu muitas vezes a bola, mas decidiu quase sempre mal. No entanto, um craque é sempre um craque, mesmo nos dias menos bons, e Tecativo provou isso, com assistência magistral para o segundo golo.

Fábio Vieira (8)

O miúdo entrou algo precipitado, com algumas perdas de bola pouca comuns para ele. Rapidamente, descontraiu e fez valor todo o perfume do seu futebol. Aquele pé esquerdo faz maravilhas e se antes ameaçou, depois, com a benção de Alex Telles, marcou o primeiro golo no futebol sénior, e que lindo golo!

Vitinha (6)

Hoje entrou menos bem. Ainda assim fez o jogo fluir.

Danilo (6)

Entrou para segurar o jogo e cumpriu. Lançou a jogada do golo da coração final com passe para Luis Diaz partir tudo !

Fábio Silva (5)

Fábio Silva não tem estado  bem (porque Abou não joga mais??). Fez-lhe mal não ter tido uma época assidua de equipa B. Precisa de minutos e de confiança. Um dos casos mais bicudos para a próxima época.

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

Deixe o seu comentário: