O espaço de homenagem a Pinto da Costa, criado a partir das inúmeras lembranças deixadas de forma espontânea junto ao Estádio do Dragão após o falecimento do antigo presidente, será aberto ao público este domingo, dia 28 de dezembro. Contudo, nesse mesmo dia, o memorial estará destinado exclusivamente à família do histórico dirigente portista.
O clube escolheu esta data por coincidir com o aniversário de Pinto da Costa, que completaria 88 anos. Assim, o FC Porto permitirá a visita livre ao memorial entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita, através do acesso P1 (Parque 1) do Estádio do Dragão.
Esta abertura ao público cumpre um compromisso assumido anteriormente pelo clube. Na última Assembleia-Geral, um sócio levantou a questão da acessibilidade do memorial, tendo André Villas-Boas explicado que a intenção passava por abrir o espaço aos adeptos todos os anos no dia de aniversário do antigo presidente.
Localizado no corredor de acesso aos balneários, em frente à galeria dedicada à história do FC Porto, o memorial foi organizado de forma a respeitar, tanto quanto possível, a disposição original dos objetos deixados pelos adeptos. O resultado é um percurso carregado de significado, onde se encontram mensagens, símbolos e recordações que refletem a ligação emocional de milhares de pessoas ao líder dos “azuis e brancos”.
Mais de 10 mil objetos foram recolhidos e posteriormente tratados e preservados pela equipa responsável pelo museu do clube. Parte desse acervo integra agora o memorial permanente, concebido como uma homenagem genuína e popular à vida e obra de Pinto da Costa.
A partir de domingo, este espaço passará também a estar incluído na “Tour FC Porto” (Museu + Estádio), permitindo que todos os visitantes do Dragão possam conhecer este tributo de memória e reconhecimento.
