Na véspera de um dos jogos mais importantes da época, frente ao Sporting, o FC Porto está prestes a fechar a contratação de Jakub Kiwior junto do Arsenal. O defesa-central polaco, de 25 anos, deve chegar ao Estádio do Dragão por empréstimo com uma cláusula de compra obrigatória superior aos 20 milhões de euros, segundo foi confirmado por fontes próximas ao processo.
O desfecho da negociação depende agora do aval final do Arsenal, algo que poderá acontecer já nesta terça-feira. Importa lembrar que o clube londrino já havia recusado uma proposta dos dragões no verão, avaliada em cerca de 30 milhões de euros, para uma transferência a título definitivo.
Sem conseguir impor-se nas opções de Mikel Arteta — ultrapassado por nomes como Saliba, Gabriel, Mosquera e Calafiori —, Kiwior vê com bons olhos a mudança para o futebol português, onde poderá jogar com mais regularidade. Em 2024/25, realizou 30 partidas, apontando um golo e contribuindo com duas assistências. No ano anterior, terminou com um registo idêntico em termos de jogos, mas com mais uma assistência.
No balneário portista, reencontrará Jan Bednarek, colega de seleção, além de Nehuén Pérez, Prpić e Zé Pedro, que juntos formam o núcleo duro da defesa azul e branca.