Futebol

Sabias que a 31 de maio de 1953, o FC Porto tornou-se, pela primeira vez, Campeão Nacional de Juniores de futebol ?

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

A 31 de maio de 1953, o FC Porto tornou-se, pela primeira vez, Campeão Nacional de Juniores de futebol. Esta data ficou marcada na história do clube, embora em alguns meios de comunicação oficial do clube atualmente esteja a aparecer como tendo sido a 30 de junho. Este feito teve até especial destaque no suplemento da secção desportiva duma revista de passatempos, denominada “Desportos do Cavaleiro Andante”, de 27 de junho de 1953.

Esse foi o primeiro título nacional obtido pelo FC Porto nas camadas de formação do futebol. Nos anos anteriores, a equipa havia chegado algumas vezes à final, mas foi apenas em 1953 que se sagrou campeã. O Campeonato na altura tinha uma fase inicial com as melhores equipas vindas dos Regionais e passava por eliminatórias, até chegarem dois apurados para a disputa do título numa final. O FC Porto foi campeão, pela primeira vez, após a disputa de 12 Campeonatos Nacionais, com interregnos pelo meio. Desde então, o FC Porto tem sido uma equipa preponderante neste escalão, tendo conquistado um total de 24 títulos de Campeão Nacional. Além disso, a nível internacional, o clube tornou-se o primeiro clube português a vencer a Youth League, a Liga dos Campeões disputada pelos jovens dessa faixa etária, em 2019.

É importante lembrar e homenagear o primeiro título nacional de juniores do FC Porto, que marcou o início deste percurso vitorioso. Além disso, ao longo dos anos, a equipa conquistou mais títulos, até aos mais recentes na categoria Sub-19. Em homenagem a esse passado glorioso, recordamos os segundo e terceiro títulos, obtidos em 1964 e 1966, através de imagens correspondentes e poses que ficaram à posteridade.

A equipa vencedora da final do Campeonato Nacional de Juniores de 1966 contava com jogadores como Sérgio, Belo, Orlando, David, Alberto, Pavão, Almeida, Sousa, Vítor, Rendeiro, Miranda, Arlindo, Ernesto e Lázaro.

É importante recordar e celebrar os feitos do passado, pois são eles que moldam a grandeza e o prestígio do clube.

Fonte: “Recordando a vitória portista no Campeonato Nacional de Juniores de 1953” (Link: https://memoriaporto.blogspot.com/2023/06/recordando-vitoria-portista-no.html)

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

Deixe o seu comentário: