Gostou do Artigo ? |
Jorge Costa, figura incontornável do FC Porto e da Seleção Nacional, faleceu esta terça-feira, aos 53 anos, vítima de uma paragem cardiorrespiratória ocorrida no centro de treinos do Olival. O antigo defesa-central foi prontamente assistido no local e transportado para o Hospital de São João, no Porto, mas não resistiu.
Capitão dos dragões na histórica conquista da Liga dos Campeões em 2004, sob o comando de José Mourinho, Jorge Costa construiu um dos mais impressionantes palmarés do futebol português: oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e seis Supertaças Cândido de Oliveira.
Ao serviço da Seleção Nacional A, somou 50 internacionalizações, tendo também sido campeão do mundo de sub-20 em 1991, num título memorável conquistado no Estádio da Luz.
Para além do FC Porto, Jorge Costa representou ainda o Penafiel, o Marítimo, o Charlton (Inglaterra) e o Standard Liège (Bélgica). Encerrou a carreira em 2006, iniciando depois um percurso como treinador e dirigente. Atualmente, desempenhava o cargo de diretor do futebol profissional do FC Porto.
Em 2022, já tinha enfrentado um grave problema de saúde de natureza cardíaca, do qual recuperou após intervenção cirúrgica. O seu falecimento deixa o futebol português de luto e representa a perda de um verdadeiro símbolo do desportivismo, da liderança e da paixão pelo jogo.
Notícia em atualização…
Gostou do Artigo ? |