Futebol

Um momento … à PORTO (a recordar 2013)

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

Ontem à noite vivi um dos momentos mais bonitos enquanto portista!

Enquanto amante deste desporto apaixonante chamado futebol, foi a segunda vez que presenciei tão bonito gesto.

Mas o nosso foi ainda maior. Passo a explicar.

Iker Casillas, histórico guarda redes espanhol, sofreu um enfarte a 1 maio de 2019, em pleno treino dos azuis e brancos. A rápida intervenção de Nélson Puga e seus pares fizeram com que Iker fizesse a maior defesa da sua vida : a própria vida!

Iker saiu quase incólume – em termos pessoais – a tão grande contratempo, mas viu a sua carreira ser terminada de forma abrupta. Primeiro a vida, depois o jogo!

Pois bem, Iker foi convidado a integrar a estrutura, alimentando sempre a ideia de poder voltar a jogar, após um tratamento intensivo. Tal não foi possível e Iker anunciou o fim da sua carreira em fevereiro de 2020, tendo-se candidatado (depois desistiu) ao cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

Mesmo longe (fisicamente) dos colegas, Iker sempre se mostrou muito interventivo e muito atento ao que se passava na nossa realidade. Foi sem dúvida mais um a apoiar e a incentivar, e muitos dos seus vídeos passavam nas palestras motivacionais pré-jogos.

O grupo reconheceu isso, reconheceu o seu infortúnio, e o facto de ser um jogador tão acarinhado por colegas e adeptos – estes até um movimento fizeram para Iker se poder despedir oficialmente em campo com o título de campeão nacional, mas tal não é possível, por impossibilidade dos médios (e seguros) – fizeram com que Iker tivesse se calhar o momento mais emocionado desde que apareceu na baliza do Real Madrid, com apenas 18 anos.

No fim do vitória frente ao Benfica, a contar para a final da Taça de Portugal 2019/2020, o presidente de Portugal entregava a Taça a Danilo, capitão azul e branco. Viveu-se aí um momento de estranha espera para o FC Porto levantar a taça, que ninguém estava a perceber. Pois bem, rapidamente se percebeu, TODO o grupo de trabalho quis homenagear Iker fazendo-a levantar a taça. Iker estava tímido, pois achava que os colegas é que a tinham ganho, mas todo o grupo, e principalmente, o treinador Sérgio Conceição tanto insistiram, que Iker não podia recusar. Depois de alguns minutos de espera, Iker e Danilo levantavam então a TACA DE PORTUGAL!

Este é um momento à Porto. Um momento que me orgulha imenso enquanto portista e que reflete na totalidade os nossos valores: humildade, família, união, espírito de grupo, reconhecimento, raça. Esta é a mística deste clube ÚNICO no Mundo e que Iker teve a felicidade de conhecer (tenho a certeza que o Porto nunca sairá do seu coração e só mais tarde ele vai realmente perceber o valor das “gentes do norte”. No Porto nós sabemos reconhecer quem muito faz por nós, quem está sempre ao nosso lado e quem sofre conosco, ainda para mais com o infortúnio e azar que “El Santo” teve. San Iker tu mereceste este momento, mas acredita, só em clubes especiais, o podias ter.

Para além do fantástico momento de ontem, só me lembro de outro parecido neste desporto. Corria o mês de maio de 2013, quando Puyol, capitão do Barcelona, chamou Abidal – que tinha vencido recentemente um cancro no fígado – e o malogrado treinador Tito Vilanova que teve também um cancro (paz à sua alma), a levantar o troféu de campeões espanhóis. 2 anos antes o mesmo capitão dos blaugrana já havia permitido a Abidal levantar a Champions, depois do ano em que foi descoberto o cancro. Isto só está ao alcance de clubes especiais.

Mas o nosso gesto foi ainda maior, pois em momento algum Iker fez parte do plantel 2019/2020, pelo que o grupo reconheceu o azar que teve e quis presentear o fim da sua aventura em Portugal (vai ser assessor do Real Madrid) e homenageou-o de uma forma que nem o próprio esperara.

É o reconhecimento de um clube, mas não só, é o reconhecimento de toda uma cidade, que agradece da Iker a forma como rapidamente quis ser mais um portuense, como encarnou os valores do clube e da cidade, como defendeu acerrimamente ambos, como impulsionou o turismo, “publicitando” constantemente os ares da Invicta e mostrando um orgulho imenso por jogar no FC Porto e viver no Porto, levando o clube e a cidade aos 5 cantos do mundo, fazendo jus à sua popularidade. Iker, fizeste mais pelo turismo português, e do Porto, que muitos governantes!

Muito obrigado por tudo SAN IKER.

Tenho a certeza que nunca encontrarás um clube tão especial como este e que estarás profundamente emocionado com o gesto dos teus colegas (penso poder dizer amigos). Penso estar certo quando afirmo que, mesmo com todos os títulos que já conquistaste, sentirás este (mesmo que não tenhas jogado) de forma mais especial. Certamente também agradecerás e muito a toda esta família que vais deixar. Da nossa parte, serás sempre um DRAGÁO e a porta estará sempre aberta!

PS: a escolha do Barça como outro exemplo não é inocente: revela os valores das equipas que lutam contra o centralismo, e contra o poder da capital. Quem é humilde, lutador e ambicioso. Quem sabe o que é sofrer e dar a vida pelo clube. Porto e Barça revelam o quanto é difícil crescer na sombra, mas que bem sabe estas conquistas..

https://www.facebook.com/AcartilhadoColo/videos/2719457628335403/?t=5

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

Deixe o seu comentário: