Futebol

Inacreditável discurso de Pinto da Costa no jantar comemorativo dos 35 anos de Viena

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

Pinto da Costa marcou hoje presença no Centro Luso-Venezolano, esta sexta-feira, em Nogeuirde Regedouro, Santa Maria da Feira, num jantar que serviu, para além de assinalar os 40 anos da presidência, homenagear os vencedores da Taça dos Campeões Europeus, em 1987. No final, o presidente discursou e passou em revista estas quatro décadas, dirigindo sentidas palavras aos vencedores.

Um discurso que teve de tudo, sempre carregados com muita ironia, sentido de humor, e claro, bocas à imprensa e a Varandas. Permitam-me que destaque a LUCIDEZ e o discurso incrível e ARREPIANTE de Pinto da Costa que, aos 84 anos, mantém todas as suas capacidades inatas e continua a não sentir qualquer necessidade de levar “cabulas”! INCRÍVEL!

Compreenderão que me é muito difícil neste momento dirigir-me a vós, pois fui convidado para vir homenagear os campeões de Viena e acabo por receber mais prendas do que se estivéssemos no Natal. Queria começar por recordar uns versos que ainda há dias citei no museu, de Fernando Pessoa. Isto poderá resumir o meu pensamento de há 40 anos, quando aqui em Vila da Feira foi lançado um movimento para encontrar uma nova direção e foi com esse espírito que eu em cima da meta aceitei ser candidato à presidência do FC Porto”.

Foram 40 anos de muitas canseiras e muitos trabalhos, mas 40 anos de muitas vitórias e muitas alegrias. E como foram possíveis? Fundamentalmente no que me diz respeito é que mesmo que não sendo nada, eu tinha em mim todos os sonhos do mundo e com o incitamento que recebi sonhei que o FC Porto haveria de um dia ser aquilo que é hoje. O meu mérito foi apenas em todas as situações escolher o que melhor havia para o FC Porto”, apontou.

“Sinto-me profundamente feliz não por estarmos aqui, mas recordar que há quatro anos, após quatro anos de insucesso, vocês estiveram aqui comigo. E foi esse incitamento que me motivou a continuar a lutar e a fazer cumprir a promessa de que voltássemos aqui campeões. Estamos aqui hoje campeões e estamos aqui hoje a recordar os grandes campeões de Viena. Quase todos presentes, a demonstrar que mesmo a vida tendo-os levado para caminhos diferentes, no seu coração está essa noite histórica, essa alegria infinita, esse ponto de viragem no FC Porto. Permitam-me que peça uma grande salva de palmas para o timoneiro desta maravilhosa equipa, que foi o Artur Jorge”

“Lembro-me que quando sonhei que havíamos de chegar a Viena, tinha feito no meu programa de 1982 que queríamos apenas estar numa final europeia. O meu amigo Fernando Pimentel dizia-me para retirar, que era impossível… Mas isso, como o rebaixamento das Antas, disse-lhe que era possível, que tudo era possível. Tinha razão. Foi possível, pois encontramos um timoneiro como o Artur Jorge. Toda a gente ficou espantada pela escolha, como a escolha destes homens que nos levaram ao ponto mais alto da história desportiva do FC Porto”.

Continuo a sonhar, continuo a sonhar com vitórias, continuo a sonhar que um dia que termine as minhas obrigações, a sonhar que vocês ao meu sucessor possam transmitir o mesmo carinho e o mesmo entusiasmo em prol do FC Porto. Era impensável que, há 35 anos, qualquer um de vós que fosse já adulto, de que eu como presidente tivesse o prazer de estar aqui hoje. Mas é o destino, quando hesitava em ser candidato, foi minha mãe que me disse, que era o meu destino. Foi nisso que acreditei e continuei a sonhar. E continuo a sonhar que o FC Porto é muito mais do que qualquer pessoa, muito mais de qualquer presidente por muito que se goste dele. O FC Porto tem de ter o apoio de todos, seja quem for”.

“Se deus me der vida e saúde, espero estar aqui convosco no meio de vós um dia a dar apoio a quem estiver a liderar o FC Porto. Ganhei sempre as eleições não por meu mérito, mas porque os sócios acreditaram que eu sabia escolher os melhores. Nunca fui eleito sem ter o maior número de votantes. No FC Porto cada sócio tem 1 voto e por isso não precisei de ter os votos dos mais velhos para poder bater qualquer adversário que tivesse mais votantes do que eu“. Aqui Pinto da Costa enviou boca’ a Frederico Varandas, que em 2018 foi eleito presidente do Sporting com menos votantes do que João Benedito.

Tenho-vos no coração. Sou presidente do FC Porto porque amo o FC Porto, amo-vos a todos vós e amo estes campeões de Viena, responsáveis pelo maior feito desportivo do clube. Viva ao FC Porto”.

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias ao Minuto do Fc Porto

Deixe o seu comentário: